Cláudia Regina Abreu (Cláudia de Jesus) é natural de Loanda, no Paraná. Possui formação superior em Administração, Pós-graduada em Gestão Pública. É filha de Anselmo de Jesus Abreu e Maria do Carmo Abreu.
O pai foi deputado federal, secretário de agricultura do estado de Rondônia e presidente da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron). Cláudia é mãe de Felipe Anselmo (in memoriam).
A história de Cláudia de Jesus em terras rondonienses começa com a migração dos familiares para o estado em 1984. Em Ji-Paraná, fixaram residência na Linha 128, Setor Riachuelo, zona rural da cidade.
Filha de militante sindical e ativista político, ela iniciou suas atividades sociais desde a infância acompanhando o pai no Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), nas Comunidades Eclesiais de Base da Igreja Católica (CEBES) e no Partido dos Trabalhadores (PT).
Fez parte de mobilizações dos Movimentos Sociais, Marcha das Margaridas, Grito da Terra. Teve importante atuação nos três mandatos do ex-deputado federal Anselmo de Jesus.
TRAJETÓRIA POLÍTICA
Em 2013 foi nomeada para o cargo de Secretária Municipal de Agricultura e Pecuária de Ji-Paraná.
Foi quando implantou o “Porteira adentro” com objetivo de distribuir calcário para o campo, para atender beneficiários da agricultura familiar. Contribuiu para a implantação e legalização de agroindústrias e realizou a reforma do Feirão do Produtor.
Na função de secretária, coordenou a compra da produção do pequeno produtor através do programa Agricultura Familiar. Viabilizou para associações e agricultores indígenas e não indígenas mais de 500 equipamentos para o fortalecimento da agricultura familiar, entre eles tratores, microtratores, barracas para feirantes, resfriadores de leite, equipamentos de agroindústrias e roçadeiras. Possibilitou a celebração de convênios com associações, cooperativas e sindicatos.
Em 2016 foi eleita vereadora pelo Partido dos Trabalhadores de Ji-Paraná. No mandato pautou debates sociais importantes, fez propostas que influenciaram na vida da população, fiscalizou, denunciou e participou da comissão de inquérito da Câmara.
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Nas eleições de 2020, concorreu à prefeitura de Ji-Paraná. E em 2022 foi eleita deputada estadual de Rondônia com 8.845 votos distribuídos em todas as regiões do Estado.
Uma vitória que aconteceu no mesmo ano que o Luiz Inácio Lula da Silva, foi eleito presidente do Brasil, pelo terceiro mandato (2023-2026).
Nos anos de 2023 e 2024, na Assembleia Legislativa presidiu a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social. Integra as Comissões de Agropecuária e Polícia Rural; Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente, da Mulher e do Idoso; Comissão de Habitação e Assuntos Municipais.
Em 2025, assumiu a presidência da Comissão de Agropecuária e Política Rural, vice-presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social, integra: Comissão de Educação e Cultura; Defesa dos Direitos da Criança, Adolescentes, da Mulher e do Idoso.
Cláudia de Jesus é liderança política em um dos maiores colégios eleitorais do estado, ficha limpa, e sempre comprometida com os problemas sociais.
Sempre atuou na defesa do setor produtivo primário, agricultura familiar, reforma agrária e na universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER. Também dialoga com os movimentos sociais, camponeses e todas as instâncias sociais.
Comentários
Postar um comentário