Comissão de agropecuária: deputada Cláudia de Jesus debate logística de transporte de grãos em Rondônia

Deputada reuniu representantes de entidades públicas e privadas para discutir soluções para o escoamento da produção agrícola.
Compartilhe no WhatsApp
Reunião da Comissão de Agropecuária e Política Rural (Foto: Thyago Lorentz | Secom ALE/RO)

Com o objetivo de dialogar sobre os desafios logísticos enfrentados pelo setor agropecuário de Rondônia, a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT), presidente da Comissão de Agropecuária e Política Rural da Assembleia Legislativa, conduziu uma reunião na última terça-feira (15) com representantes de diversas instituições ligadas ao setor produtivo, fiscalização, arrecadação e segurança.

O debate girou em torno da necessidade de investimentos em infraestrutura e políticas públicas que acompanhem o ritmo de crescimento da produção de grãos no estado. “A produção cresce, mas a estrutura para escoamento não acompanha esse ritmo. Estamos aqui para ouvir todos os envolvidos e buscar caminhos viáveis para ajudar os produtores e o desenvolvimento do nosso estado”, afirmou a deputada Cláudia de Jesus.

Victor Paiva, diretor executivo da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Rondônia, alertou para o aumento da produção sem estrutura de armazenagem. “Hoje, temos estimados 2,5 milhões de toneladas de soja e 1,7 milhão de toneladas de milho, mas faltam armazéns. Os caminhões viraram depósitos móveis por quatro ou cinco dias, e quem paga essa conta é o produtor”, destacou. 

Paiva também criticou a decisão do DNIT e da Prefeitura de Porto Velho de restringir a circulação de caminhões pesados na BR-319 em horários de pico. “Não houve estudos prévios nem diálogo com os setores impactados.”

O secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sesdec), Avenilson da Trindade, apresentou iniciativas em andamento. “Estamos em diálogo com investidores de três estados interessados em construir estruturas de armazenagem aqui. Além disso, mantemos conversas com as indústrias já instaladas para ampliar sua capacidade de atendimento.”

Ao final da reunião, a deputada Cláudia de Jesus agradeceu a presença de todos e reforçou o papel do Parlamento como agente de articulação. “Essa é uma pauta que precisa do envolvimento de todos. Vamos continuar acompanhando. 

As demandas dos debates serão encaminhadas aos setores responsáveis para cobrar e encontrar soluções à nossa logística”. Participaram do encontro representantes da Aprosoja, Idaron, Sefin, Receita Federal, Seagri, Seag, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da própria Assembleia Legislativa.

Por Cristiane Abreu - Jornalista - Assessoria parlamentar.



Postar um comentário

Comentários